24 de julho de 2014

Marcas que viraram sinônimo do produto

Há marcas que tornaram-se tão fortes que viraram sinônimo daquilo que representam. A seguir uma pequena mostra de algumas delas e suas curiosidades.


BOMBRIL




Talvez você não saiba, mas o produto se chama esponja de aço! A marca Bombril foi criada em 1948. Além da qualidade de suas esponjas, a empresa tinha os melhores comerciais da TV.


BAND-AID


Quem nunca usou um desses para proteger o machucado? O pior de tudo é que não tem muito jeito de falar sobre esse produto sem usar o nome da marca de curativos. Aliás, ela surgiu em 1920 e nasceu de uma ideia que Earle Dickson – um cara que trabalhava na Johnson & Johnson – teve, na busca em ajudar sua esposa, que tentava procurar um curativo mais fácil de ser trocado e mais higiênico.



DUREX




A fita adesiva que todo mundo usa não se chama fita adesiva! A empresa Durex se tornou a mais popular nesse segmento e existe desde 1946. Apesar de ter tentado lançar outros produtos, seu grande sucesso foi o próprio Durex.


PING-PONG


O esporte existe desde o século 19 e, apesar de ser tênis de mesa, era chamado no início de “ping pong”. Acontece que uma empresa foi esperta e decidiu patentear esse nome. Daí o nome pegou em todo o mundo.


SUPER BONDER



Ninguém diz que vai comprar uma supercola, quando precisa de uma, não é mesmo? A Super Bonder, como todo mundo fala, se trata de uma linha de colas resistentes, da empresa Loctite. Ela foi inventada em 1942, por Harry Cover.


VELCRO



O velcro, produto que recebe o nome da primeira marca que o lançou, foi inventado em 1948. Aliás, esse objeto não tem um nome oficial e por isso é chamado assim até hoje, mesmo com referência aos demais produtos do gênero, lançados por outras empresas.


WALKMAN


Esse é para quem tem mais de 25 anos. Aliás, depois desse aparelho, que na verdade era o nome de uma linha de toca fitas portátil da Sony, um monte de outros (inclusive com o lançamento dos toca CDs) receberam o mesmo nome, pelo menos era como as pessoas se referiam a eles.


MIOJO   



Esse é o nome usado pela empresa Nissin, mas acabou sendo o apelido universal para todos os macarrões instantâneos. Aliás, essa categoria de macarrão foi inventada no Japão, em 1958. 


GILLETTE




Gillette é, na verdade, o nome da marca criada por King Camp, que pertencia a antiga companhia The Gillette Company, fornecedora mundial de diversos produtos. Em 2005, a empresa foi incorporada pela P&G.


ISOPOR




Para quem não sabe, esse é o nome de uma marca registrada por uma empresa alemã, a Basf. Aliás, o nome de verdade dado a esses produtos é poliestireno expandido!


CHICLETE



Na verdade, essa é uma marca de doce produzida pela empresa Cadbury Adams. Seu nome, claro é goma de mascar, mas quase ninguém chama o produto assim.


COTONETES



Não, cotonetes não se chamam assim de verdade. Eles são, na verdade, hastes flexíveis. Esse nome foi dado pela Johnson & Johnson, em 1920, quando foi lançado no mercado.


SUCRILHOS




Cereais matinais é o nome verdadeiro desse alimento típico do café da manhã. O sucrilhos, como a maioria de nós conhece, é um produto da Kellogg Company, uma multinacional americana produtora de cereais.

Fonte: http://migre.me/kCfNi

Nenhum comentário:

Postar um comentário