28 de maio de 2015

Logos de patrocinadores da Copa do Mundo são alterados em protesto contra abusos no Catar



Após denúncias de abusos contra trabalhadores do país, designers pressionam marcas a se posicionarem


por Jacqueline Lafloufa

Não tem sido uma semana fácil para a FIFA. Além das notícias de que vários dirigentes da instituição foram detidos na Suíça devido à uma investigação de corrupção, a entidade também está tendo que lidar com diversas denúncias de abusos trabalhistas no Catar, país que deverá receber a Copa do Mundo de 2022.



Segundo diversas reportagens, as condições de trabalho no Catar são das mais deploráveis, com muitos associando-as com uma espécie de escravidão moderna (!) Trabalhadores nepaleses estariam falecendo com frequência assustadora, chegando a uma morte a cada dois dias (!!)




Pressionando as principais marcas patrocinadoras a se posicionarem sobre esse assunto, designers se reuniram para alterar logos e campanhas de marcas como Coca-Cola, Adidas, Visa, McDonald’s, Sony, KIA, e tantos outras, associando-as às péssimas condições de trabalho do Catar.




O impacto visual é incrível, e nem mesmo a última campanha da Coca-Cola, que transformou os laços da marca em soquinhos amigos passou ilesa: foi rapidamente transformada em duas mãos algemadas, remetendo às condições análogas à escravidão dos trabalhadores do país-sede da Copa de 2022.

Apesar das promessas do governo do Catar de melhorar a situação dos trabalhadores, a Anistia Internacional é enfática ao dizer que o país “promete pouco, e entrega menos ainda”. Quem sabe agora, com a reputação das marcas em jogo, algo possa acontecer.




Fonte: https://www.b9.com.br/58068/logos-de-patrocinadores-da-copa-do-mundo-sao-alterados-em-protesto-contra-abusos-no-catar/

Nenhum comentário:

Postar um comentário